quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resenha Saga Cidade dos Ossos; Cidade das Cinzas; Cidade de Vidro; Cidade dos Anjos Caídos; Cidade das Almas Perdidas e aguardando o Cidade do Fogo Celeste

Por Débora Andrades


Os Instrumentos mortais é uma série de aventuras fantásticas escrita por Cassandra Clare, a qual inclui os seguintes livros, Cidade dos ossos, Cidade das cinzas, Cidade de vidro, Cidade dos anjos caídos, Cidade das almas perdidas e Cidade do fogo celeste. Cidade dos ossos já ganhou sua adaptação cinematográfica.
O primeiro livro da série Instrumentos mortais conta a história de Clary Fray, uma adolescente de 15 anos comum. Tudo muda quando Clary e seu melhor amigo Simon Lewis resolvem ir ao Pandemonium, um clube para todas as idades muito frequentado por eles.
Dentro da balada Clary presencia algo que não consegue acreditar, três adolescente com tatuagens estão para matar um menino bem ali na sua frente, mas parece que nem Simon nem os seguranças do clube conseguem ver isso, só ela enxerga o grupo.
Diante de tamanha covardia Clary não se contém e avança para tentar impedir o assassinato. Os adolescentes tatuados levam o outro para uma sala nos fundos do clube, e Clary não perde tempo em segui-los, quando Clary abre a porta ela vê o assassinato acontecendo e não consegue impedir.
Depois do ocorrido Jace, o adolescente loiro que matou o outro, jura de pé junto que ele não foi um mundano (pessoas como eu e você) que morreu e sim um demônio. Clary fica sem entender nada, já que o menino morto sumiu, seu corpo virou cinzas, o que não é algo muito comum quando as pessoas morrem.
Jace diz que pode explicar as coisas para Clary, e eles combinam de se encontrarem no dia seguinte para Clary conhecer o tutor de Jace.
No dia seguinte Clary e Jace estão a caminho do que Jace chama de isntituto, mas Clary recebe uma ligação perturbadora de sua mãe e resolve voltar pra casa.
Chegando em casa o que Clary encontra não é o que esperava, sua mãe sumiu, o apartamento está todo revirado e quando Clary tenta entrar em seu quarto um demônio nada amigável lhe aguarda.
Clary consegue matar a “coisa” por pura sorte, mas o demônio conseguiu envenena-la e agora sua única chance de sobreviver é ir com Jace até o instituto. Clary se vê sozinha em meio a estranhos e seu mundo confiável e tranquilo está severamente abalado!
Sua mãe sumiu, e parece que Jace estava realmente falando a verdade, demônios existem!
Em Cidade das Cinzas Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.
Em Cidade de Vidro, terceiro volume da série “Instrumentos Mortais”, de Cassandra Clare, Clary finalmente vai até Alicante procurar respostas. E encontra verdades que não gostaria de conhecer. Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.
Cidade dos Anjos Caídos passa depois da batalha contra demônios que ocorreu em Idris, o país dos Caçadores de Sombras, Clary volta para Nova York para começar seu treinamento de Caçadora de Sombras, ficar ao lado de Jace e ver a mãe se casando. Tudo está bem até membros do submundo começarem a ser encontrados mortos pela cidade. Além disso Clary passa por outro problema, Jace está se afastando dela cada vez mais, e o pior: sem dar explicação alguma. Quem estaria os matando os membros do submundo? Com que objetivo? Clary conseguiria resolver seu problema com Jace? Mais luta, mais romance, mais problemas, mais suspense. Esse quarto volume da série arrasou, não me deixou dormir cedo e fez com que lesse o livro com muita rapidez, ele superou os outros (e olha que é o menorzinho).
Cidade das Almas Perdidas mostra Clary horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Cidade do Fogo Celeste ainda não chegou no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário